Auxílio de R$ 5,1 mil em Igrejinha: entenda quem tem direito ao benefício
- Vinícius Willig
- 21 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Recurso será pago pelo governo federal para famílias desabrigadas ou desalojadas pela enchente do início de maio
O governo federal anunciou em maio o Auxílio Recuperação, uma transferência de R$ 5,1 mil que será paga para famílias que moram em cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O objetivo é ajudar na recuperação de parte dos bens perdidos, como colchões, geladeiras e roupas.
O valor será limitado a uma parcela por família. Serão consideradas aquelas que foram desalojadas ou desabrigadas. Desabrigado é quem perdeu a casa e está em um abrigo público. O desalojado saiu de casa em função da enchente – não necessariamente perdeu – e não está em abrigo público.
O acesso ao apoio financeiro vai depender do envio pelo município das famílias que se enquadram no perfil ou da autodeclaração do responsável familiar. Para isso, será preciso ter uma documentação que comprove o endereço residencial da família. O processo para solicitação em Igrejinha está sendo realizado junto ao Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch.
O cadastro também pode ser realizado virtualmente, pelo link: https://igrejinha.rs.gov.br/auxilioreconstrucao
O benefício vai ser pago através da Caixa Econômica Federal, por meio de conta poupança social digital. Essa conta é de abertura automática em nome do beneficiário caso já não tenha conta na Caixa.
ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS
Que famílias têm direito ao benefício?
O auxílio será concedido às famílias que perderam ou precisaram deixar sua casa por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.
Como solicitar o Auxílio Reconstrução?
A prefeitura de cada cidade vai enviar uma lista com o nome dos responsáveis pelas famílias beneficiadas. O processo para solicitação em Igrejinha está sendo realizado junto ao Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch. Pessoas que já tenham inscrição junto ao CadÚnico não precisam realizar inscrição.
Quem vai receber a transferência?
O pagamento será feito para a pessoa que declarar o responsável financeiro, no momento da autodeclaração ou nas informações do município. As mulheres terão preferência para o recebimento da ajuda.
Beneficiários de outros programas sociais podem ganhar o auxílio?
Mesmo que seja titular de outros benefícios previdenciários e sociais, como Bolsa Família, o cidadão poderá receber o Auxílio Reconstrução.
Como será o pagamento do Auxílio Reconstrução?
O pagamento será feito em parcela única, limitado a um por família, e será operacionalizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Os valores serão via Pix nas contas de clientes da Caixa. Para os demais, a transferência será feita para a conta da poupança social digital, que será aberta automaticamente em nome dos beneficiados.
Comments