Guto Scherer critica saída da IENH de Igrejinha
- Vinícius Willig
- 19 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Igrejinha, o vereador Guto Scherer realizou duras críticas à falta de diálogo da Secretaria de Educação do município. A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, demonstrou a intenção de encerrar suas atividades em Igrejinha, de acordo com o parlamentar, em função da pouca receptividade da Secretaria.
“De nada adianta uma cidade ter belas praças e ruas iluminadas, se não existir investimento em Educação. O que foi feito nessa situação demonstra o descaso da SME com relação ao desenvolvimento do ensino em Igrejinha e de todos os benefícios que essa instituição traria para o nosso desenvolvimento”, criticou Scherer.
Atualmente, o IENH utiliza a estrutura física da Escola Municipal Machado de Assis para oferecer seus cursos. No entanto, a entidade já comunicou que os cursos oferecidos em Igrejinha passarão a ser oferecidos somente em Novo Hamburgo.
ENTENDA O CASO
No ano de 2009 a IENH, que já era uma instituição tradicional de ensino de Novo Hamburgo, contando inclusive com oferta de ensino superior, iniciou suas atividades em Igrejinha, oferecendo Cursos Técnicos em Design de Móveis e Informática.
Nos primeiros anos de atuação, a parceria entre a Prefeitura e a entidade garantiu a formação de dezenas de profissionais graças à concessão de bolsas de estudo, as quais eram custeadas pelo Município, pelo aluno e pela própria instituição.
No final do ano de 2013, começaram a ocorrer alguns desacertos nas tratativas entre a Prefeitura e o IENH. Naquele ano, a entidade solicitou ampliação do convênio com aumento do número de bolsas, mas a Prefeitura não manifestou interesse, mantendo o acordo que existia anteriormente.
Ainda em 2013, a IENH ofereceu parceria com o Município, com a oferta de 60 bolsas de estudo. A oferta realizada pela IENH geraria um investimento de apenas R$ 87,50 por aluno para a Prefeitura, mas apenas após insistência do vereador Guto Scherer, de membros da IECLB, da comunidade, de alunos e de professores, a Prefeitura concordou apenas em renovar o contrato anterior.
Em 2014, o convênio celebrado previa a concessão de apenas seis bolsas de estudo, diminuindo pela metade a oferta que havia anteriormente.
Nos últimos anos, apesar de alguns aditamentos dos convênios celebrados anteriormente, a relação entre o Município e a IENH seguiu tendo poucos avanços.
Em 2018, a IENH comunicou que os cursos oferecidos em Igrejinha passarão a ser oferecidos somente em Novo Hamburgo, interrompendo suas atividades junto à escola Machado de Assis e desistindo de construir uma escola no terreno que havia sido cedido, além de devolver o local ao Município.
Comments