top of page

Plano Municipal de Juventude

  • Foto do escritor: Vinícius Willig
    Vinícius Willig
  • 21 de ago. de 2016
  • 8 min de leitura

EIXO 1 – Juventude e Educação

Este eixo faz um levantamento de como está a questão educacional, de graduação e de formação técnica dos nossos jovens, e aponta pontos positivos e negativos no atual sistema. Discute os dados e propõem ações que possam melhorar a educação, a graduação e a formação técnica juvenil no município. E ainda, analisa quais são ações existentes hoje de incentivo ao desenvolvimento de projetos criativos e inovadores desenvolvidos por jovens, que de algum modo beneficiem as comunidades onde vivem e/ou o município como um todo. Discute o cenário atual e propõem ações que possam ampliar e/ou estimular o interesse dos nossos jovens por tentar contribuir para a melhoria da qualidade de vida no nosso município através do estudo, da pesquisa e do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

I – Conheça as 14 diretrizes do eixo 1 - Juventude e Educação.

Diretriz 1: Articular movimentos que possibilitem a instalação de um polo ou campus de uma universidade pública federal na região do Vale do Paranhana. Entrando no Movimento Univales Já, com maior engajamento dos órgãos públicos.

Diretriz 2: Criar o Curso Municipal Pré-Vestibular para os alunos do Ensino Médio.

Diretriz 3: Incentivar nas escolas cursos e palestras de Cultura Política.

Diretriz 4: Instituir um Fórum para troca de experiências bem sucedidas entre alunos e as instituições de ensino.

Diretriz 5: Retomar as oficinas de idiomas, através do Curso Municipal de Línguas.

Diretriz 6: Executar as Leis Nacionais 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas redes públicas de ensino.

Diretriz 7: Aplicar junto às comunidades, palestras e/ou cursos e projetos sobre a valorização do patrimônio público e histórico.

Diretriz 8: Criar Olimpíadas estudantis a nível municipal com disciplina específica ou globalizada, premiando o aluno, professor e escola pelo seu destaque e desempenho.

Diretriz 9: Promover campeonatos interescolares de diversas modalidades esportivas.

Diretriz 10: Promoção de eventos nas escolas do município, que tenham como foco o protagonismo dos alunos, tais como: shows de talentos, feiras científicas, etc.

Diretriz 11: Garantir apoio e incentivo aos estudantes universitários do município.

Diretriz 12: Incentivar a criação de grêmios estudantis nas escolas, a fim de que estes possam trabalhar em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude na construção de políticas públicas para os jovens.

Diretriz 13: Promover oficinas nos turnos inversos das escolas do município, que contemplem atividades, tais como: aulas de danças, músicas, trabalhos manuais, leitura e prática de diferentes modalidades esportivas.

Diretriz 14: Retorno do projeto Férias Legais.

 

EIXO 2 – Juventude e Cultura

- Esse eixo faz um levantamento das ações de movimentos artísticos e culturais desenvolvidos atualmente, avalia o funcionamento e o envolvimento dos jovens, analisa e apresenta propostas para ampliar o interesse juvenil pelas Artes e pela Cultura.

II – Conheça as 12 diretrizes do eixo 2 - Juventude e Cultura.

Diretriz 15: Criar uma Página na rede social Facebook com uma denominação ligada ao jovem, que reunirá informações voltadas para os jovens da cidade (áreas de lazer, projetos culturais, cursos, oportunidades de emprego, eventos, etc).

Diretriz 16: Reativar a Casa da Dança, onde poderão ser desenvolvidas atividades culturais de dança de diversas culturas, garantindo um espaço adequado para a prática de danças folclóricas, de etnias, cultura de rua, como também capoeira, entre outras.

Diretriz 17: Planejar e promover, bienalmente, um festival de leitura e atividades culturais, como as Bienais do Livro.

Diretriz 18: Criar e manter a realização de ações culturais nos bairros, em parceria com instituições da cidade.

Diretriz 19: Criar e manter o teatro, a orquestra e o coral municipal.

Diretriz 20: Fornecer internet sem fio e gratuita em espaços públicos, praças e áreas de lazer.

Diretriz 21: Reformulação da Feira do Livro, atualizando para uma versão mais moderna e que tenha o foco principal na leitura e nos livros.

Diretriz 22: Integração das bibliotecas das escolas com a Biblioteca Municipal, para organização de eventos de leitura nas escolas.

Diretriz 23: Realizar a aquisição de livros, periodicamente, que atendam os interesses e necessidades dos jovens do município e que englobam também as diferentes manifestações culturais, como, por exemplo, a cultura tradicionalista gaúcha.

Diretriz 24: Promover anualmente a gincana municipal, com tarefas culturais e de incentivo aos jovens.

Diretriz 25: Aproveitar o espaço do Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch para a realização de aulas de Música, ampliando o acesso à diversificação cultural por meio da música.

Diretriz 26: Aproveitar o espaço do Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch para a criação do cinema do município, para a exibição de filmes e documentários.

Diretriz 27: Incentivar a participação de jovens em grupos de tradição gaúchas, promovidos pelos CTGs do Município, como forma de prevenção ao uso de drogas e para manter as tradições gaúchas.

EIXO 3 – Juventude e Lazer

- Este eixo faz um levantamento das ações, projetos, equipamentos e espaços existentes atualmente para a prática esportiva, atividade de lazer e recreação, além de avaliar o funcionamento, a gestão esportiva e o envolvimento dos jovens, também discute e apresenta propostas para ampliar a oferta e o interesse juvenil por essas atividades.

III – Conheça as 10 diretrizes do eixo 3 - Juventude e Lazer.

Diretriz 28: Criação do Parque Municipal da Juventude, com amplo espaço para praticas esportivas, espaços culturais, com sinal de acesso a Internet Livre, com palco aberto para apresentações artísticas, com um quiosque cultural, com biblioteca, espaço para estudos, artes, teatro e dança, entre outras possíveis atividades.

Diretriz 29: Realizar aos domingos e feriados o fechamento de alguma rua do município para atividades de esporte e lazer.

Diretriz 30: Criar e manter nas praças e espaços públicos espaços para prática de esportes alternativos, em alguns casos transformando alguns campos de futebol sete, em quadras de outros esportes, com a mesma estrutura de vestiários, banheiros, iluminação e cercamento.

Diretriz 31: Reestruturar as praças públicas e os espaços públicos, incluindo no processo parceria com artistas e integrantes da comunidade.

Diretriz 32: Criar adaptações nos espaços de lazer aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, cumprindo a Lei Federal Nº 10.098/2000.

Diretriz 33: Manter as atividades recreativas do município, que são oferecidas no turno inverso das escolas, nas praças públicas do município, ampliando as modalidades para além do futebol.

Diretriz 34: Incentivar a ampliação de projetos que promovam a cidadania e a segurança nas escolas, tais como: Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Diretriz 35: Incentivar o aproveitamento do Parque de Eventos Almiro Grings, para a realização de diversas atividades voltadas à juventude;

Diretriz 36: Criar e manter uma estrutura de ensino da prática de esportes diferenciados, como: Skate, Downhill, Basquete, Vôlei, BMX, Tênis, Xadrez, entre outros.

Diretriz 37: Municipalizar as edições do evento Skate no Recreio nas escolas do município, como forma de prevenção ao uso de drogas, levando o esporte como uma alternativa para uma vida saudável.

Diretriz 38: Criação de um calendário oficial de eventos esportivos do município, que contemplem as diversas modalidades esportivas no município.

EIXO 5 – Juventude e Mercado de Trabalho

- Este eixo faz um levantamento das ações/projetos existentes hoje nessas áreas. Avalia as situações de empregabilidade, discute e propõe alternativas que possam ampliar o fomento e gerar novas oportunidades de trabalho e renda, definindo ferramentas de amparo à transição para a idade adulta e a consequente emancipação juvenil.

V – Conheça as 11 diretrizes do eixo 5 - Juventude e Mercado de Trabalho.

Diretriz 47: Promover seminários de empreendedorismo.

Diretriz 48: Elencar programas e projetos de formação profissionalizante já existentes no município, para divulgação em massa nas escolas e na página sugerida na Diretriz 15;

Diretriz 49: Oferecer a possibilidade de profissionalização, através de cursos, em áreas artísticas e culturais.

Diretriz 50: Criar uma política, em parceria com o SINE do município, que promova a criação de vagas de estágios nas empresas do município para incentivar a profissionalização dos jovens.

Diretriz 51: Melhorar as condições dos laboratórios de informática para fazer a Inclusão Digital nas comunidades em parcerias com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e escolas.

Diretriz 52: Ampliar as parcerias com entidades de ensino para fomentar a diversidade econômica do município e despertar o empreendedorismo nos jovens.

Diretriz 53: Garantir o acesso qualificado à Inclusão Digital, de forma a atender à acessibilidade, capacitar monitores que orientem o uso dos equipamentos, promover cursos básicos de informática para os usuários de forma contínua e criar coletivos digitais protagonizados pela juventude, para discussão de temas de inclusão e cidadania (ferramentas digitais como blogs, vídeos, fotografias, redes sociais, etc.).

Diretriz 54: Incentivar a ampliação da adesão de empresas ao projeto Selo da Empresa Amiga da Juventude, conforme Lei Municipal Nº 4.613, de 23 de abril de 2014.

Diretriz 55: Incentivar a permanência de jovens no setor coureiro calçadista, com cursos e programas, para se aperfeiçoarem e manterem este mercado ativo e fortalecido no município.

Diretriz 56: Oferecer aos jovens do município, em parceria com entidades educacionais, cursos gratuitos de diversas áreas.

Diretriz 57: Manter e ampliar a política de parcerias pública privadas com instituições de ensino coma a Faccat, IENH, SENAI, e outras instituições de ensino, oferecendo bolsas de estudos em cursos técnicos e profissionalizantes para alunos de baixa renda do município.

Diretriz 58: Criação de um processo seletivo para a contratação de estagiários do município, contendo além de uma prova objetiva, critérios que estejam de acordo com a função que será desempenhada.

EIXO 6 – Juventude e Cidadania

- Este eixo avalia o modo de convivência dos nossos jovens, como eles interagem entre si e como são integrados à sociedade de um modo geral. Discute o cenário atual e apresenta propostas para estimular a convivência e a integração social do jovem, baseada na cultura de paz, na solidariedade, na produtividade e na disseminação do bem. Além de avaliar o atual cenário de oportunidades que se colocam aos nossos jovens em todas as áreas. De que forma elas influenciam na formação e transformação dos mesmo. Discutem e apresentam propostas que possam implantar novas oportunidades, ampliar a oferta e torná-las ainda mais eficazes.

VI – Conheça as 10 diretrizes do eixo 6 - Juventude e Cidadania.

Diretriz 59: Criar e manter políticas públicas que combatam toda a forma de preconceito no âmbito municipal.

Diretriz 60: Proporcionar espaços de discussão e realização de eventos para manifestações religiosas, em parceria com as juventudes das entidades religiosas no município.

Diretriz 61: Cumprir anualmente a Lei Municipal 4.539, de 17 de setembro de 2013, que estabelece a semana da juventude.

Diretriz 62: Manter, através do Conselho Municipal de Juventude, o diálogo com a juventude através dos mecanismos democráticos e de participação popular, que garantam a participação da juventude na elaboração das políticas públicas, por meio de plenárias participativas.

Diretriz 63: Ampliar a construção de ciclovias nas principais vias do município, a fim de priorizar a segurança dos jovens e população em geral.

Diretriz 64: Criar, através do Departamento e do Conselho Municipal de Juventude, mecanismos de participação na alocação de recursos que irão orientar as políticas públicas de juventude através do orçamento participativo.

Diretriz 65: Criar espaços de formação política para jovens, no sentido de garantir a participação qualificada nos espaços democráticos e na elaboração das políticas públicas de juventude.

Diretriz 66: Manter a eleição regular do Conselho Municipal de Juventude, conforme seu Estatuto.

Diretriz 67: Cumprir a Lei Municipal Nº 4.706, de 23 de dezembro de 2014, como forma de conscientizar desde a criança, adolescentes e jovens a questão do Bem-Estar Animal.

Diretriz 68: Dispor no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual, um aumento crescente de investimentos junto a Coordenação de Juventude e ao Fundo Municipal de Juventude, criado pela Lei Municipal Nº 4.611, de 23 de abril de 2014.

Diretriz 69: Cumprir a Lei Municipal Nº 4.668, de 13 de outubro de 2014. Podendo ampliar sua abrangência, criando a Secretaria Municipal de Juventude, jamais revogando tal Lei e encerrando as atividades desta Coordenação.


Comments


©2025 por Guto Scherer. Todos os direitos reservados.

bottom of page