Conheça Guto Scherer
- Vinícius Willig
- 14 de ago. de 2016
- 6 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2024
Família
Guto Jardel Scherer é natural de Igrejinha, tem 37 anos, filho de Pedrinho Danilo e Maria Lucinha Scherer. Possui dois irmãos: Fernando e Marlon. É casado há sete anos com Manuele Thomas Scherer e pai da pequena Sara.
Seus avós paternos são Danilo Scherer e Wally Haack, uma família de empreendedores, que comercializavam produtos coloniais na região metropolitana e litoral, além de proprietários do tradicional salão de baile e restaurante na rua 7 de Julho. Por muitos anos, o local sediou também a loja Casa Pedrinho, fornecendo roupas e artigos esportivos.
Pela parte materna, os avós são Juvenil e Lori Lopes dos Santos, um casal trabalhador. Dona Lori foi professora e industriária. Seu Juvenil foi servidor público por mais de 40 anos, tendo feito parte da primeira equipe que trabalhou no Município após a emancipação de Igrejinha.
Duas famílias tradicionais de Igrejinha, que sempre transmitiram o amor pela cidade e empatia com seu povo.
Formação
Iniciou o ensino fundamental no CNEC, mas foi no Instituto Olívia que concluiu seus estudos. Cursou técnico em enfermagem na Unipacs, mas não seguiu carreira na enfermagem.
É graduado em Processos Gerenciais – pela UNOPAR, mas buscou especialização na área de Gestão Pública com Ênfase em Cidades Inteligentes - Universidade Anhanguera. Além disso, realizou diversos cursos focados nesta área, como: Gerente de Cidades (Faccat), Curso de Preparação Política e Dicção e Oratória (Fundação Ulysses Guimarães), Produtividade e Gestão do Tempo (PUCRS).
Nos últimos anos, se dedicou à formação em Desenvolvimento de Pessoas, com cursos de Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Instituto Inovação, se formando em Professional & Self Coaching e em Coach em Desenvolvimento Municipal.
Guto Scherer é inquieto e busca atualização e aperfeiçoamento constante na área de tecnologia e inovação, participando de diversos eventos na área em todo o Brasil. Alguns cursos e eventos dos quais participou recentemente foram: EdTech - Educação do Futuro, 2019 e 2020; GocTech - Tecnologias para governos, 2019, ambos promovidos pela Startse em São Paulo. Guto Scherer realizou também um visita técnica em Florianópolis (SC), à Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (a quinta melhor incubadora tecnológica do mundo), ao Sapiens Parque (o maior parque de tecnologia e inovação do Brasil), e ainda ao Gramado Summitt, sempre buscando conhecimentos para o desenvolvimento de Igrejinha. Além disso, participou do Fórum da Liberdade em Porto Alegre nos anos de 2018 e 2019.
Potencial de liderança
Em 1996, aos 13 anos, ingressou no Grêmio Estudantil do Instituto Olívia Lahm Hirt, onde criou a Campanha do Agasalho “Eu amo minha cidade”, mobilizando professores e alunos na doação de agasalhos e alimentos. Na primeira edição, a arrecadação foi doada aos próprios alunos que precisavam. A partir daí, a campanha ganhou proporções maiores e passou a se chamar “Aqueça um coração neste inverno”, sendo realizada até hoje, com mais de 20 edições.
Por sempre estar cercado de grandes amigos e colaboradores, ao se formar no Ensino Médio, em 2001, Guto Scherer foi um dos fundadores da AJAVI – Associação de Jovens Amigos Voluntários de Igrejinha, que atua em diversos projetos e campanhas sociais no município. Atualmente preside a entidade.
Através da AJAVI, liderou campanhas como: “Faça uma Criança Feliz”, “Dia da Criança Feliz”, além de realizar parceria há 13 anos com o evento “Q’Doce Criança”.
Foi no CLJ - Curso de Liderança Juvenil da Igreja Católica, que descobriu sua fé. Anos depois, se tornou um dos principais líderes da Rede Jovem da Assembleia de Deus Comunhão Familiar.
Do voluntariado à política, em 2004, aos 21 anos, criou e presidiu por vários anos a Juventude do MDB de Igrejinha, que atualmente é a única juventude partidária atuante e com dezenas de jovens líderes renovando a política municipal.
Guto Scherer foi um dos criadores do projeto Páscoa em Cena, evento ligado à Igreja Assembleia de Deus com a parceria da Administração Municipal, mobilizando grupos de toda a região para o maior evento de encenação sobre a Páscoa do Vale do Paranhana.
Um de seus maiores projetos realizados foi o Centro de Atividades Sociais Granja “Wally Haack”, um local para diversos tipos de trabalhos sociais, principalmente a ressocialização de dependentes químicos e o acolhimento de moradores de rua. O local passou a ser a Comunidade Terapêutica Serra Grande e os projetos foram encerrados em 2017.
Em 2015, Guto Scherer foi eleito presidente da Associação dos Vereadores do MDB do Rio Grande do Sul, sendo reeleito em 2017, liderando até 2019 mais de 1.100 vereadores no estado.
Em 2016, fundou e foi eleito o primeiro presidente da Associação Nacional dos Vereadores do MDB, liderando os mais de 7.580 vereadores do MDB no Brasil. Essa liderança tem feito com que Scherer seja o principal interlocutor das demandas de Igrejinha nos últimos anos, sendo protagonista na busca por soluções em diversas áreas, junto a deputados, secretários de Estado, governadores e ministros do governo federal. Além disso, é o único vereador da história de Igrejinha que organizou uma agenda oficial com o Presidente da República, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em 2018, idealizou e promoveu o Fórum de Debates pelo Desenvolvimento, que foi um sucesso nas suas duas edições em Igrejinha. O evento foi replicado em 12 regiões do Rio Grande do Sul pela Fundação Ulysses Guimarães.
Guto Scherer é o idealizador, fundador e CEO do Instituto Desenvolver, que busca fomentar a educação empreendedora em Igrejinha, criando um ecossistema regional de inovação.
Trajetória profissional
Guto Scherer sempre teve que batalhar para conquistar seus objetivos, e desde muito cedo tem trabalhado, tanto em projetos sociais como profissionalmente. Em 1997, aos 14 anos, iniciou como vendedor ambulante de lanches no comércio de Igrejinha, onde atuou até seus 17 anos.
Em 2003, abriu seu primeiro negócio, o Armazém da Roupa Íntima, um comércio de atacado e varejo de roupas, em Taquara, sendo o único atacado de revendedoras da região na época.
Em 2008, criou o Centro de Atividades Sociais Granja Wally Haack, no qual se dedicou por cinco anos, quando em 2013 encerrou suas atividades.
Em 2018, se tornou CEO do Instituto Desenvolver, uma escola de Educação Empreendedora, com foco no empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento pessoal e comunicação, oferecendo Educação extensiva gratuita e de qualidade aos jovens do município de Igrejinha
Trajetória na gestão pública
Guto Scherer sempre mostrou sua competência por onde passou. Foi de estagiário a coordenador de Desporto e Turismo da Administração Municipal de Igrejinha. Ele foi estagiário entre os anos de 2001 a 2003, e atuou no departamento de Esportes de 2005 a 2012, quando ampliou as modalidades esportivas de seis para mais de 30 apoiadas pelo Município.
Ao assumir a coordenação do Departamento de Esportes, imediatamente reativou o Conselho Municipal de Desporto, e mobilizou a região criando o Fórum Regional de Esporte em 2008.
Criou a Junta Disciplinar Desportiva de Igrejinha, pois antes os julgamentos eram terceirizados para a Junta de Três Coroas.
Idealizou o sistema via WEB do departamento de Desporto, que durante muitos anos foi a ferramenta mais moderna do Brasil para a organização dos campeonatos municipais de qualquer categoria esportiva.
Teve a oportunidade de compor os Conselho Municipais da Criança e Adolescente e do Conselho de Assistência Social.
Campanhas eleitorais
Candidato no pleito de 2008 pelo PMDB com o slogan “Guto é Mais”, fez 354 votos, ficando como suplente. Assumiu o cargo de vereador por um mês em 2011, durante licença de seu companheiro de partido, Ademir Stein.
Em 2012, Guto Scherer concorreu novamente, pelo PMDB, a uma cadeira no Legislativo e, com o slogan "Todos contra as drogas, todos com Guto Scherer", foi eleito como o mais votado daquele pleito, conquistando 955 votos.
No ano de 2016, em sua campanha para reeleição ao Legislativo, Guto Scherer concorreu com o slogan, “Voz Forte”, sendo eleito como o segundo vereador mais votado da cidade, ampliando sua votação para 984 votos.
No ano de 2020, colocou seu nome à disposição do Município para concorrer a prefeito nas eleições de 15 de novembro.
Atuação parlamentar
Ao longo de seus sete anos de mandato, foi premiado em todos como o Vereador Destaque de Igrejinha, e Político Destaque do município em 2015, sendo o mais lembrado na comunidade, segundo pesquisa feita pelo Jornal Integração.
No ano de 2016, recebeu o prêmio da UVB - União dos Vereadores do Brasil, pelo projeto de Lei de Incentivo a Atletas, Artistas e Estudantes, considerado o 6º melhor projeto de lei de todo o Brasil. Na ocasião, concorreu com mais de 70 projetos e trouxe para Igrejinha este importante reconhecimento do trabalho do Legislativo.
Em 2019, novamente recebeu um reconhecimento Nacional pela UVB, conquistando a medalha TOP Legislativo. Naquele ano, foi o único vereador do Brasil a receber essa honraria na Marcha dos Vereadores, em Brasília.
Guto Scherer conseguiu a destinação de quase R$ 5 milhões em recursos federais e estaduais para o Município, sendo só para o Hospital Bom Pastor mais de R$ 2 milhões. Além disso, inúmeras outras áreas foram beneficiadas, como Esporte, Turismo, Cultura, Educação, Segurança e Infraestrutura.
Ao longo de seu mandato, Scherer também foi responsável pela interlocução junto aos órgãos competentes para a liberação de recursos trancados e pela liberação de espaços públicos que precisavam ser inaugurados.
Autor de mais de 1520 proposições, se tornando o vereador mais atuante de Igrejinha. Entre suas propostas que viraram lei, estão: a Lei de Incentivo a Atletas Artistas e Estudantes, Lei da Semana do Livro e da Leitura, Lei de criação da Rota Turística, Lei da Semana de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação, Lei que obriga a transmissão das sessões da Câmara de Vereadores, Lei da Semana do Bem Estar Animal, entre inúmeras outras".
Comments